Top Top: Músicas inspiradas em livros


A música inspira. Ela move a vida e torna o dia-a-dia mais vivo e colorido. Mas os compositores também precisam de inspiração para compor suas canções. Inspiração esta que pode vir de qualquer lugar. Inclusive dos livros. Hoje preparamos uma lista de canções inspiradas por obras da literatura. Já existem algumas listas circulando por aí. Há um tempo atrás o Literatortura reuniu uma lista de 10 músicas conhecidas inspiradas por livros. Buscamos reunir algumas diferentes, que não entraram nessa lista. Vocês podem conferir a playlist com as músicas citadas no canal do blog no Youtube.

1º Cartas de Isabella - Carlos Ruiz Zafon
Inspirada na personagem Isabella, da série do Cemitério dos Livros Esquecidos. Ela aparece no segundo e terceiro livros, "O jogo do anjo" e "Prisioneiro do céu". O que pouca gente sabe é que o autor do livro, o Carlos Ruiz Zafon, é um exímio pianista e compositor. Ele compôs várias músicas para a trilha sonora dos seus livros, incluindo esta que citamos. As músicas podem ser ouvidas no site dele, aqui. São um excelente acompanhamento para as leituras.

2º Every grain of sand - Bob Dylan
Inspirada nos primeiros versos do poema Augúrios da Inocência, de William Blake:
"Para ver o mundo num Grão de Areia
E o Céu numa Flor Selvagem
Segurar o Infinito na palma da mão
E em uma hora a Eternidade".

3º Norwegian wood - The Beatles
Essa é exceção da nossa lista. A canção já existia quando Haruki Murakami escreveu o seu livro "Norwegian wood". A música é uma das favoritas da personagem Naoko e permeia toda a narrativa. Contudo, a música poderia muito bem falar da relação de Naoko e Turo. Livro e música estão interligados de uma forma que, na ausência de conhecimento prévio, seria impossível dizer qual surgiu primeiro e serviu como inspiração.

4º Dorian - Agnes Obel
Inspirada no livro "O retrato de Dorian Gray", de Oscar Wild. A música retoma de forma sutil alguns pontos cruciais do livro, como a incapacidade de Dorian de seguir com sua vida quando percebe o que suas atitudes estão fazendo com sua alma e a perda da oportunidade de felicidade ao lado da mulher amada.

5º Defying gravity - Idina Menzel
Essa música é, provavelmente, a mais curiosa de nossa lista. Ela não foi apenas inspirada em um livro, mas faz parte de um musical criado com base na obra literária. "Wicked", de Gregory Maguire, é um reconto do clássico "O mágico de Oz", de Frank L. Baum, sob o ponto de vista da Bruxa Má do Oeste. Neste livro ficamos sabendo como Elphaba, nome dado pelo escritor à bruxa, se tornou perseguida e tida como má pelo povo de Oz. Trata-se de uma história de fundo político, que faz o leitor questionar as noções de bem e mal. Nela, vemos que nem tudo é o que parece e que no jogo do poder, calúnia e propaganda andam lado a lado.

6º Quasimodo - Lifehouse
Inspirada em "O corcunda de Notre Dame", de Victor Hugo. Quasimodo é o sineiro corcunda da catedral de Notre Dame que nutre uma paixão pela cigana Esmeralda. A certa altura do livro, ele está acorrentado no interior do livro enquanto a população de Paris se prepara para queimar Esmeralda na fogueira. Quasimodo, então, rompe as correntes e salva a cigana. A música foi inspirada nessa cena e também em pessoas em situações semelhantes, que se sentem acorrentadas enquanto o mundo parece estar contra elas e, de repente, conseguem se libertar e dar a volta por cima.

7º Lolita - Stereophonics
O livro "Lolita", de Vladimir Nobokov, narra a história de Humbert Humbert e seu envolvimento com a jovem Dolores. De todas as músicas inspiradas nesse livro - encontramos várias enquanto estávamos procurando - essa é uma das que mais remetem a elementos da história. Os quartos de motel, as cervejas roubadas bebidas pela personagem em seu acampamento de verão, a fuga, o fato de que tudo o que aconteceu deu (e foi) errado. A música se parece com o estilo narrativo de Nobokov e poderia muito bem ter sido composta pelo protagonista, se ele fosse dado a escrever versos.

8º The catcher in the Rye - Guns n Roses
"O apanhador no campo de centeio" de J. D. Salinger é um dos livros norte americanos mais populares e citados. Existem referências a este livro por todos os cantos, em filmes, em músicas, em outros livros. O livro conta a história do jovem Holden Caulfield, um rapaz que foi expulso da escola e, ao invés de aguardar que os pais viessem buscá-lo, resolve ir sozinho de volta para Nova York. Nesse trajeto e depois, quando decide não voltar para casa imediatamente, ele se confronta com várias perguntas existenciais acerca da vida e passa por diversas situações que o fazem amadurecer enquanto pessoa.


9º It's all coming back to me now - Celine Dion
A música ficou conhecida pela interpretação da Celine, mas na verdade foi escrita por Jim Steinman. O compositor afirmou que a letra foi inspirada pelo livro "O morro dos ventos uivantes", de Emily Bronte. Ele escreveu essa música para uma versão de sua peça Neverland, que era baseada na história de Peter Pan, contada no livro de  J. M. Barrie, mais exatamente para uma cena na qual uma Wendy de meia idade encontrava Peter Pan quando ele retornava cerca de 20 anos depois.

10° Wuthering heights - Kate Bush
Sim, nós adoramos "O morro dos ventos uivantes" e por isso aqui vai outra música inspirada pelo livro. A música é praticamente um resumo do livro em versos. Ela trata do romance de Catherine e Heathclif, uma história de amor conturbada que não poderia ter acabado de outra maneira.

11º All I ask of you - The Phantom of the Opera
A música faz parte do musical da Broadway baseado no livro "O fantasma da ópera" do escritor Gaston Leroux. O livro conta a história de Christine Daaé, uma jovem cantora da Ópera de Paris, que fica dividida entre seu amor de infância pelo aristocrata Raoul Chagne e seus sentimentos pelo misterioso Fantasma da Ópera, figura que além de apaixonada por ela, ainda lhe auxilia a carreira.

12º Endless forms most beautiful - Nightwish
"A origem das espécies", de Charles Darwin não é um livro de literatura. O que prova que a ciência é capaz de ser uma fonte de inspiração tão boa quanto qualquer outra coisa. Esse livro estabeleceu as bases da Teoria da Evolução por Seleção Natural e causou uma verdadeira revolução no pensamento da época. Hoje sabemos que Darwin errou em alguns pontos, mas seus acertos foram muito maiores. Sua teoria é o ponto central da Biologia moderna. Como se não bastasse a música ser sobre esse livro e ser obra da banda fantástica que é a Nightwish, eles ainda convidaram Richard Dawkins, o maior evolucionista da atualidade, para narrar um trecho do livro da Darwin antes do início da música. Reproduzo o trecho aqui em inglês porque nenhuma tradução faz jus às palavras originais de Darwin: "There is grandeur in this view of life, with its several powers, having been originally breathed into a few forms or into one; and that, while this planet has gone cycling on according to the fixed law of gravity, form so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been. and are being, evolved".

13º Lady of Shallott - Loreena McKennitt
O poema "The Lady of Shallott", de Alfred Tennyson, apresenta na forma de uma balada narrativa a história de uma jovem amaldiçoada, condenada a viver para sempre sozinha em uma torre na ilha de Shallott. Esta jovem sequer pode olhar pela janela da terro em direção a Camelot, ou sua maldição a punirá: tudo o que ela pode fazer é olhar através de um espelho mágico as sombras do mundo exterior. Porém, ao se  confrontar com a sombra do cavaleiro Lancelot ela decide enfrentar a maldição, tudo pela chance de conhecer o amor. Trata-se de uma ampliação do mito arthuriano, com claras alusões ao mito da caverna de Platão.

14º Lord of the rings - Blind Guardian
J. R. R. Tolkien foi um dos maiores escritores de fantasia de todos os tempos. O universo criado por ele é uma fonte de inspiração inesgotável para todos os tipos de arte. As bandas Blind Guardian e Led Zepelin possuem inúmeras canções inspiradas na obra do mestre Tolkien. Escolhemos aqui apenas uma delas. "O senhor dos anéis" é o livro mais conhecido do professor e conta a história do hobbit Frodo Bolseiro, que se viu envolvido em uma jornada para destruir o Anel do Poder e evitar que a a Terra Média fosse dominada pelo Senhor do Escuro.

15° The rains of Castamere - Karliene
Essa música é uma das muitas versões de "As chuvas de Castamere", uma canção saída das Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin. Nos livros, ela descreve a vitória de Lorde Tywin Lannister sobre a Casa Reyne, que havia se revoltado contra ele, e a destruição da Casa no final. Ela é cantada como uma lembrança do destino que espera aqueles que enfrentam Tywin Lannister. Fez parte de um momento especialmente dramático tanto nos livros quanto na série de TV inspirada neles.

A maioria dos dados aqui apresentados foram retirados do site Songfacts. Há uma lista com centenas de músicas inspiradas em livros lá para quem gostou da nossa seleção e quer mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindos ao Mundo Mágico dos Livros!